Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Exclusivo: Globoplay causa bilhões de prejuízo e assusta Globo

Globo sofrerá muit tempo com Globoplay

Sete anos após sua criação, o serviço de streaming Globoplay é talvez a principal aposta da Globo no futuro, mas tem um problema: o setor se tornou um ralo de dinheiro.

Segundo fontes de tecnologia conhecedoras de streaming, ouvidas nos últimos meses por este jornalista, é provável que o prejuízo que a Globo teve com o Globoplay desde 2015 esteja entre R$ 11 bilhões e R$ 16,8 bilhões.

Veja esta reportagem em vídeo

No entanto, não descartam que essa esmativa possa ainda estar subestimada.

Por outro lado, a Globo não considera isso um prejuízo, mas investimento.

Procurada para comentar o assunto, ela não se manifestou.

Escondidinho

Um detalhe: segundo experts em balanços financeiros, é plenamente possível à Globo ocultar esse prejuízo em sua prestação de contas anual.

Isso porque na nova “holding” Uma Só Globo, os números se misturam.

Por exemplo, no balanço de 2022 a palavra “globoplay” só aparece três vezes, e todas em notas explicativas, sem nada financeiro vinculado.

Muitos não-assinantes

O fato é que, segundo este canal e site apuraram, o crescimento do Globoplay, tanto em assinaturas como em audiência, está muito menor que o previsto.

O streaming da Globo teria 20 milhões de usuários únicos ativos.

Porém, não revela nem a fórceps o número de pagantes. A estimativa é que não chegue nem à metade disso.

No entanto, há uma infinidade de conteúdo gratuito no Globoplay, mas muita coisa tem qualidade inferior de áudio e vídeo, além de serem reprises

Além de tudo isso, ainda tem o problema do ibope: o Globoplay tem cinco vezes menos ibope que a Netflix e 15 vezes menos ibope que o Youtube.

Negócio nas cordas

A despeito das linhas acima, ainda há o “grande problema”: o modelo de negócio: até o momento ninguém descobriu uma forma de fazer o streaming dar lucro.

Vejam o ranking de ibope (share) dos serviços de streaming:

Em % de todos os aparelhos ligados 24 horas dentro das residências

Youtube: 14,1%

Netflix: 4,2%

TikTok: 3,1%

Globoplay: 0,8%

Prime: 0,5%

Twitch: 0,3%

HBO Max: 0,3%

Outros: 0,5%

  • Total consumindo streaming: 23,8%
  • Não contabilizados aparelhos usados para games 

Fonte: Kantar Media, medição nacional, maio 2023

VEja mais detalhes no canal de Ricardo Feltrin no Youtube

A empresa do lado esquerdo tem 5 vezes mais ibope que a da direita
A empresa do lado esquerdo tem 5 vezes mais ibope que a da direita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *