Quer mais conteúdo?
Minhas redes

“O Primeiro Homem” mostra Neil Armstrong herói e humano

Ryan Gosling é Neil Armstrong em O Primeiro Homem na Lua

O Primeiro Homem  mostra Neil Armstrong herói, humano e é um dos filmes que eu mais aguardei esse ano. Valeu a pena.

Tem inúmeras qualidades e pouquíssimos defeitos. No momento pode ser visto em vários serviços de streaming.

Perfeccionismos estético e narrativo parecem ser já uma marca do diretor Damien Chazelle.

E ele tem a sorte de ter um ator que também parece ser obsessivo com a composição de seus personagens no nível dos tiques nervosos.

Também conta um pouco sobre os primórdios da Nasa no pós 2a. Guerra. Ao mesmo tempo conta sobre a história de Neil Armstrong, o famoso primeiro ser humano a pisar na Lua.

O Primeiro Homem

O retrato de Armstrong não é o de um herói, mas de um americano corajoso que ofereceu várias vezes a própria vida para que o programa espacial evoluísse.

A Nasa foi um bebê que teve a existência ameaçada várias vezes, por congressistas, militares, presidentes. Sua necessidade foi questionada até por grupos de defesa dos negros, já que consideravam a agência, digamos assim, um brinquedo inútil e caríssimo do homem branco.

Para não dizer que não faltou nada, faltou  talvez registrar outro tipo de questionamento que o programa espacial sofreu em seus fracassos (e foram muitos): de que era um programa que dependia de  ex-nazistas.

Porém, um grande mérito do filme é mostrar quanta gente perdeu a saúde, a família, a vida para que o homem chegasse à Lua. Muito dinheiro e gente morta.

Desde o princípio os voluntários a astronautas, civis ou militares, sabiam todos os riscos que estavam correndo.

Armstrong teve sorte, sim, mas também foi o mais resistente, genial, criativo e controlado dos candidatos. Também era fechadão, com poucos amigos, senso de humor quase zero –ao contrário do colega Buzz Aldrin.

Era ótimo piloto e melhor ainda em cálculos. Ryan Gosling compôs um personagem ensimesmado, mas amoroso; pacífico, mas seguro, corajoso e questionador.

O astronauta morreu somente em 2012 aos 82 anos, mas já tinha dado a vida à humanidade 50 anos antes.

Filme: O Primeiro Homem #OPrimeiroHomem

Onde: Em cartaz nos cinemas

Avaliação: Excelente

LEIA MAIS:

Por que o novo filme de Xuxa fracassou?

https://ooops.com.br/por-que-o-filme-de-xuxa-fracassou/

Ryan Gosling é o primeiro homem na lua