“Os Invisíveis” é um filme do alemão Claus Räfle que mistura dramatização e depoimentos reais de judeus que “desacataram” Adolf Hitler e decidiram continuar vivendo em Berlim depois de 1940, quando isso foi proibido.
Para quem leu um pouco de história, o Reich decidiu extirpar todos os judeus da Alemanha na segunda metade da 2ª Guerra, a começar por sua capital.
Inclusive em 1943 a escória Joseph Goebbels chegou a alardear que Berlim estava “livre” de judeus.
Nananana…. Pelo menos 7.000 judeus permaneceram na capital alemã e enfrentaram a perseguição, a deportação e o massacre. E ao menos 1.500 sobreviveram para contar sua história.
OS QUATRO INVISÍVEIS
Quatro dessas histórias de vida (e terror) são pinçadas pelo diretor e contadas no filme.
É uma trama de atrocidade, coragem e humanitarismo contada em detalhes e com depoimentos emocionantes que, por vezes, parecem ficção.
Em alguns momentos parece que a gente está assistindo a uma adaptação “arquetípica” da menina mártir Annie Frank, que também tentou se esconder com a família em Amsterdã em plena “caçada” hitlerista, e acabou descoberta, deportada e assassinada.
Mais ou menos 4 em cada 7 judeus que tentaram se esconder em Berlim acabaram mortos pelo regime nazista.
O que “Os Invisíveis” mostra é que, com a mesma intensidade que judeus corajosos se recusaram a partir, muitas famílias alemãs também arriscaram o próprio pescoço para escondê-los ou “maquiá-los”.
A natureza generalista dos humanos costuma jogar todos na mesma vala de culpados.
Hitler foi um demônio? Sim, e todos os alemães o seguiram alegremente até o epicentro do inferno.
O filme mostra que não é bem assim.
GENTE ALEMÃ DE BEM
A qualidade desse drama é que ele mostra e documenta para a posteridade que muitas pessoas –muitos alemães– viveram aquele período no meio das trevas, e ainda assim mantiveram suas almas bondosas limpas e inocentes.
Uma gente definitivamente boa que morou por algum tempo no próprio inferno.
Muitos, inclusive, pagaram com a própria vida pela ousadia de desafiar e rejeitar os “desígnios” megalômanos e criminosos do Terceiro Reich.
Filme: “Os Invisíveis”
Onde: em cartaz nos cinemas
Avaliação: Ótimo ????