Hoje, 7 de junho de 2023, seria o aniversário de Prince Rogers Nelson, que todos conhecemos como apenas Prince.
Infelizmente uma droga que hoje já se tornou problema de saúde pública no Brasil e em vários outros países, o fentanil, tirou a vida de um dos caras mais talentosos da história do pop rock.
O fentanil ou fentanila é um opioide usado para pacientes com dores fortíssimas, usado inclusive como anestésico em cirurgias.
A pedido deste canal, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais) fez o levantamento das músicas de Prince que mais foram tocadas no Brasil nos últimos 10 anos.
Máquina de compor
O assombroso é que, com apenas 57 anos, Prince deixou quase 1.200 músicas para a história.
No banco de dados do Ecad, as composições dele também foram gravadas 609 vezes por ele mesmo (em outras versões) ou por outros artistas.
Multi instrumentista, ele ganhou um Oscar (por “Purple Rain”) em 1985, por Melhor Canção Original. O disco e o filme foram os impulsionadores de sua carreira.
Enfrentou a gravadora
Durante toda a década de 90, foi um dos primeiros artistas a se rebelar contra a ditadura das gravadoras.
Como não tinha o direito autoral de suas músicas, e nem o de seu próprio nome, passou a lançar álbuns com um novo nome impronunciável.
Não respondia a nenhuma pergunta de fãs ou até de jornalistas se esses o chamasse de Prince. Queria ser chamado apenas de O Artista.
Manifesto
“A Warner Bros tornou o nome “Prince” uma marca registrada dela, e usou-o como uma ferramenta de marketing principal para promover todas as músicas que eu escrevi. A empresa possui o nome “Prince” e toda a música relacionada comercializada sob o “Prince”.
Assim, eu me tornei meramente uma peça de penhor utilizada para produzir mais e mais dinheiro para a Warner Bros… Eu nasci com o nome “Prince”, e não quero adotar outro nome convencional. O único substituto aceitável para o meu nome e minha identidade, é um símbolo sem pronúncia, que é uma representação de mim, e de minha música.
Este símbolo estará presente em meu trabalho ao longo dos anos; é um conceito que tem evoluído a partir de minha frustração; é quem eu sou. É o meu nome.”
Após 22 anos, rompeu com a Warner em 2000, obteve de volta todos os direitos de suas composições e voltou a usar o nome Prince.
Prêmios a granel
Foi indicado 32 vezes no Grammy e ganhou 7 vezes.
Ganhou um Golden Globo Awards em 2007, por “The Song of The Heart”.
Começou a fazer sucesso de fato apenas no quinto disco (“1999”), mas no seguinte, “Purple Rain”, explodiu no mundo.
De acordo com a Lei de Direito Autoral 9.610/98, os descendentes de Prince têm direito a receber os “royalties” das canções por 70 anos.
Ou seja, até 2086 a família do artista continuará a receber por sua obra.
Deixou 40 álbuns e participou de 4 filmes.
Para efeitos de comparação, Michael Jackson deixou 12, incluindo os que gravou com os irmãos.
Eis as 10 músicas de Prince mais tocadas. Só uma delas tem parceria.
1 – Purple Rain (lógico, né?)
2 – Kiss
3 – Nothing Compares 2 U
4 – When Doves Cry
5 – Manic Monday
6 – Raspberry Beret
7 – I Feel For You
8 – 1999
9 – I Wanna Be Your Lover
10 – Love Thy Will Be Done (Marrero Marta E / Prince)