Chega o fim do ano e sempre temos as famosas listas de melhores e piores disso ou daquilo.
E nós do site Ooops! também queremos entrar nessa boquinha e dar nossa opinião. Segue abaixo uma lista com os 10 melhores filmes de 2017.
Trata-se obviamente de um texto subjetivo, já que baseado no gosto pessoal (e informação) de seu signatário. A saber, eu.
10 – Por que Vivemos?
Animação japonesa espetacular com uma história de moral grandiosa sobre a raiva, o amor e o sacrifício. Ao contrário das animações norte-americanas, “Por Que Vivemos”, como é tradição oriental, é minimalista, delicada e dá muito mais atenção ao traço e às expressões do que aos efeitos especiais –inexistentes.
09 – Estrelas Além do Tempo
Custa a crer que a fantástica história dessas mulheres negras que ajudaram o homem a chegar à Lua tenha demorado 5 décadas para pousar nos cinemas. Segregadas, submetidas ao preconceito e à humilhação, se tornaram símbolos máximos de superação e da genialidade. Sem falar na resiliência infinita.
08 – Com Amor, Van Gogh
Outra animação soberba. Essa, feita a mão por mais de 100 diferentes artistas que pintaram cada um dos quase 70 mil quadros exibidos em quase uma hora e meia de filme. Além de amor, essa co-produção polaco-britânica resgata detalhes pessoais e os últimos momentos da carreira do holandês, um dos maiores pintores de todos os tempos.
07 – Meu Malvado Favorito 3
Depois de um fraco MMF 2, a produtora Illumination se recupera e faz um desenho absolutamente histórico. Ouso dizer que, assim como na saga “Toy Story”, o 3º é ainda melhor que o 1º. O grande espetáculo do filme são, mais uma vez, os abilolados Minions, que comandam a graça do começo ao fim.
06 – Blade Runner 2049
Muito raro a gente ver uma continuação de um clássico desse porte ter qualidade. E põe qualidade nisso. Disparado um dos melhores filmes do ano, com interpretações soberbas e uma história de prender na poltrona do começo ao fim. Era um dos filmes mais aguardados do ano e não decepcionou.
05 – Lumière – A Aventura Começa
Ok, não é um documentário de arrasar-quarteirão (já que isso não existe), mas, toda pessoa que ama o cinema, precisa necessariamente assistir. É a história e a origem da chamada Sétima Arte. Como bem definiu o site Observatório do Cinema, é um documentário que dilata o tempo. E as pupilas do público também.
04 – Uma Mulher Fantástica
Nestes tempos de combate ao preconceito e à homofobia, a obra estrelada pela atriz trans Daniele Vega foi uma das coisas mais lindas de 2017. História de amor, de incompreensão e de força de caráter. Há uma cena em que Daniele enfrenta uma ventania (foto acima), numa metáfora sobre tudo que estava passando, que pode muito bem entrar na lista das mais belas cenas de todos os tempos no cinema.
03 – Borg Vs McEnroe
Filme simplesmente eletrizante, uma espécie de suspense esportivo que gruda o público na poltrona. Quem vai assistir ao filme sem saber o resultado (real) da história partida, vai sair ganhando. Mesmo quem não liga ou não gosta muito de tênis certamente vai adorar o roteiro e as interpretações.
02 – Thor Ragnarok
Você entra no cinema achando que vai ver mais um filme de super-herói, com explosões, efeitos especiais e uma história medianinha. Mas “Thor- Ragnarok” é mais que isso. É não só um dos melhores filme, mas uma das melhores comédias de 2017. Chris Hemswoth faz a plateia gargalhar do começo ao fim.
01 – Logan
Vi 3 vezes este ano, e tenho certeza de que a 10 anos, se estiver vivo, ainda estarei assistindo. É um nível acima do que chamamos de filme: é um “clássico”. Despedida fantástica de um herói dicotômico e perturbado. Sem chichês, sem dramalhão, sem superficialidades. Longa vida a Hugh Jackman –senão o melhor, um dos atores mais legais de todos os tempos.