A atriz Renata Ricci é uma das oito mulheres que acusam Marcius Melhem de assédio sexual desde 2021. Ela é uma das melhores amigas de Dani Calabresa, e, como a humorista, também mora em São Bernardo.
Das 62 páginas da peça de acusação montada pela advogada Mayra Cotta, a “denúncia” de Ricci ocupa uma página e meia. Tem 42 linhas.
Na peça, ela afirma que Melhem frequentemente “fazia comentários sobre sua aparência, o que a desagradava”. Isso consta nos autos do processo, obtidos no ano passado por este jornalista.
O site Ooops também exibe neste texto mensagens inéditas trocadas entre a acusadora e o acusado ao longo dos anos.
“Convites sugestivos”
A atriz também o acusa de ter mandado várias mensagens “com convites sugestivos”. Porém, além de não anexar nenhuma ao processo, as mensagens dela mostram que ela é quem faz convites para encontros.
Repetindo a narrativa de outras quatro acusadoras, Renata Ricci afirma que Marcius Melhem prejudicou sua carreira.
Como rejeitava suas investidas, afirma, o diretor passou a escalá-la para papéis menores que “figuração“, e que acabou dispensada em 2017 por causa disso. Fato: seu contrato terminou naquele ano.
Após 2 anos, acusação contra Melhem empaca; saiba por quê
Sexo foi consentido
O problema é que mensagens e áudios da própria Renata Ricci, enviadas a Melhem ao longo de três anos, desmentem seu relato.
A atriz mantém relação de carinho e intimidade com o ex-diretor.
Mais estranhamente ainda, no depoimento que deu à Ouvidoria do Ministério Público, em 2021, admite que ela e o ex-diretor “ficaram”, e que tudo foi de forma consentida”, e que não houve nada forçado.
Ela admitiu que foi uma relação casual que durou uma noite. Ela disse na Ouvidoria que aceitou transar porque estava “carente”.
Ricci afirma que Melhem a procurava com insistência, mas suas mensagens mostram que é ela que sempre o procurava.
Não o procurou só quando precisou de emprego, mas também de forma espontânea, dizendo estar com saudades, como mostra o áudio ao final deste texto.
Lingeries
Em 31 de janeiro de 2017, às 19h39, anos depois do “affair” de uma noite que tiveram, ela procura Melhem por whats. Ele estava em Paris, em pleno inverno.
Ricci novamente pede a ele ajuda, pois temia ficar fora de um projeto da Globo.
“Querido! Ninguém me disse nada até agora, sobre negociação etc e esta semana eu não estava no roteiro (…) Desculpe invadir sua neve… rsrsrs”
Ele a tranquiliza: “Avisa ao povo que vc tá na área”.
E ela responde: “Traga Victorias Secrets rsrs” (em referência à famosa marca de lingeries).
Atrizes “caçam” mulheres para denunciar Melhem de forma anônima
Acusadores tentam fazer atriz mudar depoimento e incriminar Melhem
Contrato acabou
Sobre a acusação de Melhem ter prejudicado sua carreira porque ela “resistiu” às suas investidas, mensagem que ela envia a ele após o fim do contrato com Globo contradiz a acusação.
“Ma! Tudo bem? Estou há um tempão ensaiando pra te escrever (…) Não sei como soou p vc no tal fatídico dia da reunião (aliás dia delicioso p todos os envolvidos (vc na conta) as coisas que eu disse 9…)”, começa.
“Mas queria deixar claro que você não é O responsável pela gente. Você já tem muitas coisas nas costas (…)”, diz.
“Naquela primeira vez que rolaram os cortes eu já disse o que achava, e, apesar de agora o meu estar na ‘reta’, ainda penso o mesmo: você não tem como ser responsável por tanta coisa de tanta gente.“
E termina: “Tenho apenas a agradecer estes bons anos, empregada, que vc me proporcionou”.
“Amor, obrigado por essa mensagem”, responde Melhem.
Mais de um ano depois ela enviará novamente uma mensagem de voz a ele, pois estava com saudade.
A mensagem não tem nada anormal. Apenas mostra o tom da relação carinhosa que ambos mantiveram até a denúncia.
Ouça aqui o áudio:
https://drive.proton.me/urls/BCYQKD6AK0#Zbeve8RDHVg2
Veja transcrição do áudio de Renata Ricci a Melhem:
“Então, eu tava fuçando nesse negócio de Instagram, aí não lembro… você tinha curtido alguma foto de alguém que eu também sigo e eu fiz: ‘Ainnnnn o Mááá!’
Deu saudade! E mandei mensagem, o que, geralmente (faço) no trânsito, essas coisas, que é quando dá tempo. Não dirigindo, óbvio, quando para (risos), no semáforo (risos).
Como é que você tá, Marcius? Na semana que vem eu vou passar uns dois ou três dias no Rio. Obviamente você vai vai estar na correria, mas se eu for no Projac algum dia, eu te aviso. Ai quem sabe eu não consiga almoçar com você lá alguma vez?”
Outro lado
A Defesa de Calabresa e as outras sete mulheres tem divulgado sempre a mesma nota a respeito do caso.
Alegando “sigilo de Justiça”, se recusam a comentar. Veja a nota:
Abaixo, a nota sempre distribuída:
Leia a nota completa dos advogados abaixo:
“Marcius Melhem foi denunciado por assédio sexual e moral, perante a Ouvidoria Nacional da Mulher do Ministério Público, por oito mulheres que eram suas subordinadas. As denúncias são respaldadas por depoimentos e provas sólidas, intimidar as vítimas e tentar desqualificá-las é, infelizmente, uma estratégia comum de acusados de assédio.
Nós, defensores das vítimas, acreditamos que tratar deste assunto publicamente é mais uma violência contra as vítimas. Para romper essa cadeia de ataques e exposição indevida e ilegal de identidade e privacidade das denunciantes, preferimos nos pronunciar na Justiça. Nada justifica o assédio.“
Assista ao programa com esta reportagem no Canal Ooops no Youtube
Conheça o investigativo site Ooops